domingo, 31 de agosto de 2008

Essa Tal de "Psicologia"


Eu não pensava que estudar psicologia me desse tantas dores de cabeça. A começar com esse tal de segundo Freud, segundo Skinner, segundo Wertheimer, segundo Fulano, segundo Ciclano... Tanta gente metida nesse misterioso objeto chamado homem que me sinto tão invadido por eles, tão violado. Outro dia eu fiquei muito nervoso com uma aula de Seminários Interdisciplinares, onde se discutia quando a psicologia começou, se ela é ciência se não é, se ela tem credibilidade ou se não tem. E depois de tanta discussão eu perguntei para o povo por que essa preocupação em dá uma certidão de nascimento para a psicologia. A filosofia, por exemplo, é uma área do conhecimento que não sabemos quando nasceu... Sabemos que tem a parada dos Mitos, do Pensamento Filosófico Racional e tals, mas não sabemos onde ela começou, onde se fez Filosofia. Sem falar que ainda temos hipóteses quanto ao surgimento da vida, uns acreditam que foi um fenômeno químico, outros acham que foi divino, outros acham que foi pela panspermia, mas na verdade, ninguém sabe como realmente a vida surgiu, você sabe?
Pois é, muito pau pra manga. A única certeza que eu tenho é na existência desse animal que, com a construção da cultura, se fez algo que hoje chamamos de “Gente”, e muitas vezes gente burra, ou seja, praticamos os mais intensos atos falhos que perturbam até nossa mãe Natureza. Desse modo, até que ponto vale a pena ser humano? Claro que tem suas vantagens! Construímos mecanismos de estratégias para o entendimento de vários sistemas que nos circundam, buscamos formas de solucionar determinados problemas, temos a oportunidade de construir o conhecimento, de perceber diversos fatores. Isso me dá uma angústia porque diante de tantas coisas que vêm acontecendo na nossa sociedade, no globo, tudo gira em torno a provar nossas potencialidades. Acredito que o principal sentimento nessa época dita Pós-Moderna (Discordo dessa Nomenclatura!) é o sentimento de CULPA, de IMPOTÊNCIA. Somos seres em incessante busca pela felicidade sem saber que a falta sempre existirá dentro de nós... Fico pensando se vale a pena saber das descobertas, dos avanços, das nossas potencialidades, quando, na verdade, tudo que sempre existiu nunca morreu... A fome, a miséria, a desigualdade, as guerras. Isso é uma dimensão TRANSDICIPLINAR e que nem podemos olhar esse viés por enquanto porque da INTERDISCIPLINARIDADE ainda nem se quer saímos. É complicado... E ainda vem essa psicologia perturbar nossas cabeças, mostrando infinitas visões de homem, infinitos métodos, infinitos saberes, infinitos, infinitos...
Mas me pego na esperança de que as coisas possam mudar na sua real essência, e que algumas outras tenham a decência de morrer, pois já incomodam a um ponto que mata até nossos próprios sonhos. Falando em sonho, como Freud chegou nas suas descobertas hein?!! Seria bem melhor se ele descobrisse como os sonhos podem ser realizados, mas isso aí gente só depende de nós, e não de Freud. Precisamos entender que somos parte do problema e parte da solução, somos um todo desse sistema emaranhando de macro e micro visões. Isso é Gestalt! É de fundamental importância agir, alterar o espaço, provocar reflexões. Chega de reforço que paralisa nossos pensamentos, nossas atitudes, estamos nos tornando verdadeiros analistas do comportamento PASSIVOS!
Pensando bem, estudar psicologia pode dá muitas dores de cabeça, mas também abre um grande leque de oportunidades para construir grandes marcos e, para mim, o principal: nos permite analisar o quanto de vergonha na cara faltamos diante do Mundo que, igual a nós, sempre será faltante.

3 comentários:

..... disse...

Então,

Seu texto revela o que todo estudante de psicologia passa quando se propõe entender esse objeto mutante que é o homem. A Sociologia quando de sua fundação instaura uma objetividade no estudo do ser humano, estabele o conceito do homem estático, "um homem natural".Na psicologia houve basicamente a mesma coisa,Wundt funda a nova ciência baseado no pressupostos positivistas do método científico, mas acontece que desde Wundt já aconceteceram muitas mudanças no corpo teórico da psicologia, na minha opinião, positivas. Eu pessoalmente, entendo que a psicologia desde o início foi um hibrido, ela nunca foi pura, ainda bem! Pureza epistemológica não existe! Saudável é aquela teoria que pode ser contestada, falseada, Popper neles!! Estudar psicologia não é mais a mesma coisa que 20 anos atrás, hoje,temos novas versões do saber psicológico, e que venham as novas crises! Precisamos de mais crises! Precisamos de conflitos na episteme. Aqui na américa latina já podemos ver mudanças, novos olhares, novas leituras, um novo debruçar crítico-teórico sobre as questões emergentes que surgem com a velocidade desses tempos liquidos, Bauman neles!! Ser psicólogo, na minha opinião é encarar conflitos, é antes de tudo uma atitude filosófica diante do mundo! Quando me perguntam que linha teórica pretendo seguir eu respondo: "RAULSEIXISMO".

"O que é que a ciência tem?
Tem lápis de calcular!
Que mais que a ciência tem?
Borracha pra depois apagar"!

(Prof. Dr. Raul Seixas, Phd)

Leandro Gabian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Gabian disse...

Não sobre um amor cruel
É do mundo
É do romântico o martírio pelas coisas que ama.

A crítica se estende a toda e qualquer forma de construção de conhecimento e ela vem, meu velho, do enamoramento, pelo saber. Não é da psicologia, pois sabemos que é, assim como outras, mais uma face do prisma, como diz Rubem Alves, "é um presente, mas o que realmente interessa é a caixa, quantas coisas se pode fazer com uma caixa..."

Eu estou aqui para viver e ver no que vai dar Essa rotina de sonhos e apagamentos De colocar o medo antes de tudo Antes de resp...