sábado, 23 de agosto de 2008

Coisas da Vida

No outro dia aconteceu algo ilário comigo. Tinha esquecido de fazer um relatório de uma disciplina paraq entregar no dia seguinte. Era mais de meia-noite e no msn Luana, uma colega minha, lembrou-me dessa tarefa. Putz, foi uma onda! Começei a fazer o relatório mas estava sem vontade, o tema principal era Crianças e Adolescentes do Projeto Axé,uma ONG com o objetivo principal de reintegrar esses jovens à sociedade brasileira e etc; sabemos que falar de sociedade dói, pelo menos para mim é angustiante... Ok, parei de fazer o relatório e decidir fazer algo que meu colega Cristiano, que estuda Jornalismo, chamou de crônica(Risos), com a permissão da D. Inspiração, claro!

É ISSO AÍ MEU CARO
Nossa sociedade anda aos prantos!
Até quando nós, jovens seres humanos, teremos que pagar pelos atos desiguais que governam esse espaço, nosso espaço, nossa vida, sua vida.
De certo, o produto desses reagentes poderosos e destruidores acabam por passar pelos nossos olhos que, muitas vezes, andando pela mesma ponte Ordem e Progresso, nem se quer damos conta.
Bem, sabemos que a corrupção, onde muita coisa se engendra, que se faz existir é algo que afeta a vida de qualquer um, mas em casos mais dolorosos a ferida bem é mais aberta, e muitas vezes demora para cicatrizar, e às vezes nem se quer cicatriza.
Com tantas feridas expostas, o Brasil, essa grande pátria cheia de riquezas, de subjetividades diversas, não passa de um Diabético, o qual muitas marcas são deixadas e a cada dia que passa abre mais e mais e mais...
Beleza, se é dessa forma que se dá a sociedade brasileira, a vida desse povo, eu tenho que sobreviver, me aderir a esse sistema, vou puxar corda para um lado somente, para o meu lado. Vivemos num processo de seleção natural meu caro, onde o mais forte sobrevive, então não posso visar o lado do outro, não posso fazer isso por mais que eu queira, aliás, não devo... Tenho que garantir a minha sobrevivência, por mais dolorosa que seja... dor pior é não viver.
São tantos fatos, tantas ilusões, tantos sonhos destruídos que sinto até medo de planejar algo para o futuro, possa ser que eu não realize, e a frustração será pior ainda se isso não depender de mim, mas sim desses corruptos, desse sistema, dessa situação em que muitos estão inseridos, dessa política em que tudo acaba em pizza.
Estou farto de ver cuecas cheias do seu dinheiro, do nosso dinheiro, jogados ao léu, onde nenhum vintém é investido em um bem tão precioso, numa criança, num jovem, num ser humano em ponto crítico de desenvolvimento.
E o que podemos fazer?
Eu não sei de nenhuma solução, de nenhuma idéia, até por que não me propus a pensar sobre. Não quero pensar nisso meu caro, como diz cazuza: o tempo não pára, e por isso não posso parar pra refletir sobre esse fato, me dá de cabeça. Por isso que continuo achando que esse Brasil não tem jeito.
Eu sou um simples mortal e sem poder, não sou senador, vereador, deputado, presidente da república, o escambal. Eu não sou nada, e prefiro continuar sem ser, estou vivendo na medida do possível, estou comendo, tenho teto e tantas outras coisas, pelo menos por enquanto...
A única esperança que me resta é pensar que o meu filho, nosso filho, mude essa situação, porque até então está tudo perdido, sem rumo. As eleições estão chegando e é essa oportunidade que não posso deixar escapar, estou precisando de muita coisa e não é a situação decadente do Brasil que vou cobrar, brigar, explanar.
Tenho um filho, jovem, criança, sei lá, que ta precisando de material escolar, de roupa, sapato, mas não é isso que vou cobrar. Vou pedir comida porque aqui em casa o que tem já está acabando... não é tempo para brincar de pegar o que não é nosso ali num bairro nobre. E os estudos de meu filho que espere, eu não vou roubar. Quando ele estiver maior compro uma caixa de picolé, e com isso ele não será um João ninguém como eu, e sim alguém na vida, um vendedor de picolé, e quem sabe um presidente da república!

5 comentários:

Unknown disse...

boas produções, é assim, signos agora ao alcance dos olhos, assim são as palavras, esta cachoeira de sgnificados!

Kayk Oliveira disse...

niilismo companheiro... voce ta muito nieztcheniano!!!!
o seu filho o meu filho os nossos filhos...sera que a flor desabrocha?

Almerson Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Almerson Passos disse...

Niilismo é o verdadeiro nome da nossa política brasileira meu caro. Não gosto de iludir minhas próprias palavras. Por enquanto é isso que vejo do nosso Brasil, infelizmente. Vejo uma realidade niilista e uma utopia realística!

..... disse...

O brasil, não esqueçamos, é antes de tudo uma colônia. Aqui, nessa "nação",os políticos sobrevivem do voto dos analfabetos, da indústria da seca,da manutenção da miséria social, do "caos programado". Mudar esse quadro às vezes soa meio utópico uma vez que passam-se os anos e continuam as chagas de toda ordem, o problema é muito sério, mas não são todos que se propõe a ver, pensar, discutir e sobretudo agir no objetivo de trasnformar essa realidade. Às vezes me sinto niilista também, às vezes eu quero ser um dos injuriados dos sprays e mandar todo mundo pra casa da porra! Foda-se! Mas,paro e me coloco a pensar que não posso fazê-lo devido minha covardia neurótica. Optei por criar um blog e berrar à vontade, simplesmente berrar como se berram os bois, meu grito é de liberdade!

ANarquia é a ordem!

abraço!

Eu estou aqui para viver e ver no que vai dar Essa rotina de sonhos e apagamentos De colocar o medo antes de tudo Antes de resp...